25

Por que as brancas realizam o primeiro lance no xadrez?

por que as brancas fazem o primeiro movimento no xadrez, primeiro movimento no xadrez
Acredito que esta pergunta já foi feita por quase todos os enxadristas: "Por que as peças brancas sempre jogam primeiro?". É difícil de responder simplesmente por que as fontes de pesquisa disponíveis são pouquíssimas, entretanto encontramos uma explicação que acredito que possa ser aceita por todos. Esta regra é bastante recente, e até o século 19 é possível encontrar partidas em que as peças pretas começam o jogo de xadrez.

Respostas duvidosas

Durante a pesquisa eu encontrei, no site Yahoo Respostas, algumas pessoas que acredito que nem conhecem o jogo de xadrez dando respostas como: "É a regra mesmo... Por que é um jogo de mais de 1 milhão de anos", "Regra geral": realmente é uma regra geral, mas quando terminarem de ler este artigo perceberam que é bem bastante recente, e o xadrez não tem 1 milhão de anos.


A resposta que imperava no site Yahoo Respostas era o "racismo", havia uma que dizia que era para representar a superioridade branca (nobres) sobre os negros (camponeses) durante a Idade Média. Ora, mas como isso seria possível se durante a Idade Média a grande maioria de camponeses e escravos era branca? Racismo existe mais nos corações daqueles que acham que sofrem preconceito do que daqueles que realmente tem preconceito, o racismo existe sim, mas não é a explicação para tudo. Além do mais, a definição de cores começou com o Chaturangua, ancestral do xadrez atual, e quando ele foi inventado na Índia não existia essa concepção racista ou não racista que tomos hoje, as peças geralmente eram preta e vermelha - as duas cores de tintas disponíveis. 
por que as brancas fazem o primeiro movimento no xadrez, primeiro movimento no xadrez


A resposta mais certa

Passando estas explicações um pouco bizarras, vamos ao que realmente importa: Por que as brancas fazem o primeiro movimento do xadrez


Até meados do século XIX ainda não estava definido quem deveria realizar o primeiro movimento.  André Philidor (1749) publicou em seu tradado de xadrez um jogo em que as peças escuras realizavam o primeiro movimento. O mesmo ocorreu com Johann Horny em 1824 e Philip Sargento.


Em 19 de outubro de 1857 o Sr. Pernin, secretário do Clube de Xadrez de Nova Iorque informou no Primeiro Congresso Americano de Xadrez que havia recebido uma carta de Johann Löwenthal - um dos principais mestres ingleses da época -, sugerindo que incluíssem nas regras do torneio que o primeiro movimento seria das peças brancas, informando também que nos clubes de xadrez de Londres está regra já se encontrava em vigor. Mas a regra não foi seguida, como forma de escolha de quem faria o primeiro movimento era realizada uma espécie de sorteio.


Para o historiador Robert John McCrary a primeira regra que exigia que o lance inicial fosse das peças brancas foi o Artigo 9 do livro de um torneio em 1880, Nova Iorque que dizia: "Em cada rodada os jogadores terão a primeira jogada alternada, no primeiro jogo será determinado por um sorteio. O primeiro movimento, em cada caso, é dado com as peças brancas".


Em Londres (1883) o "Código Internacional de Xadrez Revisto" dizia que seria feito um sorteio para decidir quem qual jogador teria o direito de mover a primeira peça, e este poderia escolher a cor com que iria jogar. De fato a vantagem seria de quem tivesse o primeiro movimento, independente da cor das peças.


por que as brancas fazem o primeiro movimento no xadrez, primeiro movimento no xadrez
Em 1889, Wilhem Steinitz, o primeiro campeão do mundo de xadrez, escreveu que "Em todas as partidas de xadrez internacionais em torneios... o jogador das brancas deve começar a partida". Emanuel Lasker, o segundo campeão do mundo, confirmou em seu Manual de Xadrez (1927): "O branco faz o primeiro movimento". 
Oficialmente foi depois de Lasker, que a regra do branco realizar o primeiro movimento foi levada a sério.


Então os próprios grandes jogadores de xadrezSteinitz e Lasker, perceberam a necessidade de se definir quem sempre vai começar as partidas de xadrez.
Por exemplo, hoje quando pegamos uma partida de xadrez escrita na notação algébrica já sabemos de quem é o primeiro movimento.


Apos a definição da regra, iniciou-se um debate sobre a vantagem proporcionada para quem inicia a partida. Para os jogos profissionais as estatísticas estão a favor das brancas, com cerca de 52 a 56% de vitórias. 


Artigo sugerido por David Ycaroh da Silva na página Sugira um artigo.


Qual a necessidade de se definir quais peças sempre começaram o jogo? Qual a sua opinião sobre isso? 
Comente aqui no blog!

25 comentários:

  1. UTILIDADE PÚBLICA!

    Sensacional a pesquisa, meus sinceros parabéns!

    Gostei muito de tudo e de todas as explicações.

    Um grande abraço e sucesso!

    Adm Rafael Pimentel
    www.xadrezcuiabano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. AS BRANCAS COMEÇAM, POR QUE ELAS ESTAO NAS CASAS INICIAIS. "A" E "1" FORMANDO A CASA A1 ENTAO SE ESTAO NO INICIO ELAS INICIAM.
    POR AS BRASCAS FICAM NAS CASA INICIAIS?

    ResponderExcluir
  3. A PERGUNTA É PRA SER FEITA ASSIM "PORQUE AS BRANCAS FICAM NAS CASAS INICIAIS?" ENTAO SABEREMOS POR QUE, AS BRANCAS COMEÇAM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio, obrigada pela sua visita.
      Veja bem, a questão da casa A1 é apenas para motivo de anotação das partidas (notação algébrica) e nada tem a ver com o fato das brancas jogarem o primeiro lance.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ok, Raquel Coelho, fiz uma leitura gostei muito da pesquisa vou indicar

    ResponderExcluir
  6. O que se fez foi a indicação cronológica do uso de peças brancas, sem apontar nenhum motivo para o uso da mesma. No final das contas n se foi dito o porque das peças brancas começarem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1857 - o Sr. Pernin, secretário do Clube de Xadrez de Nova Iorque informou no Primeiro Congresso Americano de Xadrez que havia recebido uma carta de Johann Löwenthal - um dos principais mestres ingleses da época -, sugerindo que incluíssem nas regras do torneio que o primeiro movimento seria das peças brancas;

      1880 - Artigo 9 do livro de um torneio em Nova Iorque que dizia: "Em cada rodada os jogadores terão a primeira jogada alternada, no primeiro jogo será determinado por um sorteio. O primeiro movimento, em cada caso, é dado com as peças brancas";

      Em 1889, Wilhem Steinitz, o primeiro campeão do mundo de xadrez, escreveu que "Em todas as partidas de xadrez internacionais em torneios... o jogador das brancas deve começar a partida";

      1927 - Emanuel Lasker, o segundo campeão do mundo, confirmou em seu Manual de Xadrez: "O branco faz o primeiro movimento".
      Oficialmente foi depois de Lasker, que a regra do branco realizar o primeiro movimento foi levada a sério;

      Contextualizando esses três marcos temporais (1857, 1880, 1889 e 1927), historicamente temos como possível causa o processo de colonização da África, Ásia e Oceania, conhecido como neocolonialismo e a ocupação do continente africano teve grande destaque. Isso porque o continente africano foi amplamente impactado pelo imperialismo, uma vez que, no auge do ciclo imperialista (entre 1884 e 1914), o continente teve apenas dois territórios que não foram ocupados: Libéria e Etiópia.

      A ocupação do continente africano ocorreu sob a justificativa de ser uma “missão civilizatória”, na qual as nações europeias levaram a civilização para os povos “atrasados” da África. A exploração do continente para fins econômicos também se utilizava de missionários. Todas essas justificativas utilizadas partiam de ideais racistas, como o darwinismo social, que estipulava que o homem branco era “superior”.

      Acho que não há dúvidas do porquê serem as brancas que iniciam o jogo. É uma convenção, mas por um preço muito caro...que o diga a história.
      https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-ideologia-imperialista.htm

      Excluir
  7. mano só lembrando ridículo esse pensamento seu! (Racismo existe mais nos corações daqueles que acham que sofrem preconceito do que daqueles que realmente tem preconceito, o racismo existe sim, mas não é a explicação para tudo.) o racismo está na ignorância daqueles que são! não tem educação é vulgar! não são pessoas e sim mostros disfarçados de pessoas! respeito cabe em qualquer lugar! basta apenas disso que precisamos! inpendetimente de cor sexo opção, etc. RESPEITO!

    ResponderExcluir
  8. Em 1927 não existia racismo? Vc acabou de se contradizer. A definição de iniciar o jogo com as peças brancas não foi na época que foi inventado o jogo e sim em 1927.

    ResponderExcluir
  9. Parei de ler em “racismo existe no coração daqueles QUE ACHAM que sofrem preconceito” . Apaga a postagem! Vergonhosa e irresponsável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, texto mais ridículo da vida! Fiquei com ranço a partir disso também. Burrice em forma de texto.

      Excluir
    2. Bem poética ainda: existe no coração daqueles que acham que sofrem preconceito. Mais uma retardada definindo o que é racismo ou não sem ser preta, sem fazer parte dessa realidade. Como eu sei a cor da pele da autora? Kkkkkk Meio óbvio pelo texto babaca. Apaga que tá feio!

      Excluir
  10. Nunca li tamanha besteira em minha vida

    ResponderExcluir
  11. Um sorteio pra quem inicia o jogo seria na minha opinião mais justo.

    ResponderExcluir
  12. A autora define o que é racismo agora. Porque existem pessoas que acham que sofrem racismo, tipo um devaneio. A gente tem que ter a autora por perto pra saber o que é racismo, já que os pretos também acham que sofrem racismo. Nem perca o tempo me respondendo, porque o ranço e nojo dessa página é forte. Babaca.

    ResponderExcluir
  13. Texto horrível. Péssima definição de racismo e sem explicação da pergunta inicial. Perda de tempo

    ResponderExcluir